Samstag, 18. Juli 2009

18.07.09

11:00hs



....ASSUNTO PUXA ASSUNTO.


Sentei aqui para falar comigo mesmo e talvez voce me entenda....

Hoje é sabado, como sempre nao posso falar que o dia está
ensolarado...rsrsrs..."ALEMANHA"..só chuva e vento.

Hoje é dia que minha filha Melanie faz definitivamente a mudanca dela, pena que vai ser debaixo de pancadas de chuvas ui..ui..ui..e eu tenho que ajuda-la...

Alias nem falei que tenho 3 filhos, né!..Melanie, Marcel e Joia que faleceu com 5 aninhos depois de uma operacao no coracao.

Aos poucos irei contando minha vida para voce que está lendo meu BLOG...aos poucos, ok?..Sao 60 anos de histórias, né! Tao rapido nao dá, nao.

Meus filhos me deram ao todo até agora 5 netos...Jolie Melody e Louis Lu
cian é da Melanie, que a chamo de NANI srrsrs, vivem a partir de hoje aqui em Düsseldorf, até ontem moravam em Dotmund, uma outra cidade ca. 80 a 100km de distancia. Jeremy Jay, Keagan Benicio e ????? , moram na Australia/DARWIN..O ponto de interrogacao é porque minha netinha nasceu a dois atraz e eles nao se decidem qual nome a bichinha terá, mas amanha já sei....amanha ela terá um nome rsrsrsrs...Eu apelidei ela de "COIZINHA" rsrsrsrs...extranho né!...umaVÓ chamar sua netinha de "coizinha", hehehe, mas é que eu sou uma vó diferente, eu sempre jurei que quando eu tivesse netos, trataria eles bem diferente de todas as avós rsrrsrs, e essa missao eu sustento...Eu nao sou somente avó, eu sou a melhor amiga deles, sou intima e nos amamos...Mas deixa pra lá...!!!..."assunto puxa assunto" como se diz no meu Rio de Janeiro, ou por todo o Brasil rsrsrrs.
















RIO DE JANEIRO.
...rsrsrrs..Quando falo o nome da cidade que nasci me arrepio todinha, sou muito orgulhosa de dizer aonde nasci, sabia?..quando falo, me estico todinha, coloco a cabeca bem de ladinho fazendo um charme especial e com um sorriso genial nos lábios avermelhados de um lindo baton, digo ...RIO DE JANEIRO- BRASIL...rsrsrrsrs...gozado, né!...uns dizem que é fanatismo, eu nao acho nao....outros dizem patriotismo...tambem nao acho nao...é por que o Rio é colorido demais.

Eu nasci no bairro de LARANJEIRAS...e só me lembro que a partir de 4 a 5 aninhos morava em S. Cristovao, morava na ???..( esqueci o nome da rua)..mas mais tarde vou me
lembrar....Ali morava num casarao de 2 andares....em cada andar havia umas 15 famílias e cada família havia no mínimo 2 filhos...minha Tia Iria tambem morava lá, morava no andar de cima., era ela, o Silvio meu primo, e meu tio MANÚ, bem mais tarde é que fui saber que o nome dele verdadeiro era MANUEL..nunca chamaram ele de MANUEL quando eu era pequena, e por isso nao sabia...quando finalmente entendi que era apenas o apelido dele, ai nao gostei do nome verdadeiro de Manuel, ele nao tinha nada a ver com esse nome, era o que eu pensava...parecia um Indio e indio nao se chama Manuel, ou?....rsrrsrss...Manú era perfeito para ele.

Me lembro perfeitamente que era um casarao já bem velho e para subir no 2°andar onde morava minha tia, tinha que ter muito cuidado para nao tropecar nos buracos da escada, se nao cairia lá em baixo...me lembro que todo mundo reclamava da escada..todo mundo reclamava, mas ninguem consertava, rsrrsrs...






Eu tinha 4, 5 aninhos como já disse...magrinha, desminliguida, e sapeca...D. Nair era muito amiga da minha mae, ela tinha 5 filhos, eu adorava ir para casa dela que era no final do meu corredor no primeiro andar...Tinha 2 banheiros para se tomar banho...sempre na parte da tarde era uma fila e todo mundo com a toalha e seu sabonete na mao fazendo aquela fila e batendo aquele papo a espera do próximo. rsrrsrs..era muito gozado..!!!....Me lembro perfeitamente como se fosse hoje..Mamae como tinha nojo do banheiro por ser frequentado por todos, colocava uma bacia de aluminio do lado de fora e ali ela jogava com a caneca tambem de aluminio agua sobre mim e tambem sobre o corpo do meu falecido irmao Martinez...Eu me sintia protegida e, para te dizer a verdade sentia nojo do banheiro tambem, claro que era infuenciada pelas palavras da minha mae...As vezes na hora de entrar pra casa, tinha já medo desse banho...Mamae passava a bucha na gente e enfiava o dedao na nossa orelha que parecia que tinha um pedregulho preso lá dentro, rsrsrrs....e ainda por cima gritava o tempo... "LAVA ESSE PÉ DIREITO."...."LAVA ESSA BUNDA DIREITO"...!!!....LIMPA ESSE PESCOCO"..."LAVA ESSE PIRÚ DIREITO"..gritava ela para meu irmao...pra mim ela usava o nome de "PERERECA"....era essa ladainha todo dia na hora desse banho, e quando estava me secando, varias vezes tinha que tomar banho de novo por que ela encontrava sempre uma sujeira no nosso corpo.

Eita...Eita...vidinha difícil...!!!

Agora vou fazer uma pausa....depois continuo a falar dessa rua aonde eu passei dos meus 4 até aos 9 aninhos...essa rua foi ideal pra mim...Tenho boas recordacoes.

Um beijao a voce que está lendo essa historia...pura verdade de uma puberdade no meio de tantos problemas socias..

Me espere que eu volto..!!!.

Yagnez...

Oiê..voltei, agora sao 14:49hs.

Tomei um banho super gostoso. Coloquei uma calca esportiva,uma blusa de manga comprida com um lenco no pescoco, ainda nao consegui nesse verao passar o dia de calcinha rsrsrsrs...


E ai a VIDINHA DIFICIL continuaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa..!!!

Todos os moradores desse casarao eram muito delicados comigo...Me lembro muito bem disso. A familia que eu mais adorava era a D. Nair..ela tinha tres filhos homem e uma menina, mas era uma beleza de familia, todos bem educados e carinhosos...D. Efigenia era minha vizinha do lado...sentia que ela queria que os filhos fossem criados em outro ambiente e seu desejo era que seus filhos no futuro fossem doutores, seja do que fosse, mas o tal "DR" tinha que ter...As vezes eu neguinha na côr, queria brincar com a filhinha dela branquinha e sentia que as vezes ela nao deixava, inventava que os filhos nao podia sair porque tinham que estudar...rsrsrsr..."PURO RACISMO"...ela achava a casa dela a mais limpa e arrumada do casarao....as panelas dela podia até se ver as caries dos dentes...Eu achava ela tao chata rsrsrrs...as vezes quando ela estava de bem com a vida, me deixava entrar e,i eu entrava mais queria logo sair....A filha dela sempre bem vestidnha, de lacinhos na cabeca e sem um pingo de terra nas maos...o irmao sempre arrumadinho tambem, acho que nao podiam se sujar, ele, o irmao, sempre com aquele cabelinho bem nas lateras cortado e um tupete na frente rsrsrs..Eu achava ele um babacao rsrsrs..coisa de crianca!!!...Eu nao gostava de brincar nem com ele e nem com ela rsrrsrs, mas quando nao tinha ninguem do lado de fora tentava aturar aquela menina chata....Hoje eu sei porque eu nao gostava dela...é que minha mae queria que eu fosse igual a ela, sempre arrumadinha e penteada, rsrsrrsrs e pra mim aquilo era anormal, mas as maes brasileiras sempre quer que os filhos sejam igual ao de outro alguem( assim eu fui criada)..sempre tinha que tirar e olhar o exemplo do próximo, ai eu era revoltada e muito pequena nao tinha argumentos, é claro!..mas dentro de mim baichinho dizia...VAI A MERDA..!!!...isso voce já escuta desde que aparece nesse planeta..Falava e nao deixava minha mae escutar, se nao já era mais um PORRADA na cara.. e aqueles chingamentos usuais na nossa lingua de " MAU CRIADA..!!!", AONDE É QUE VOCE APRENDEU A FALAR ISSO"...Ora, bolas!..aprendi com o povo que vivia ao meu redor...rsrsrsr..Mas tambem nao podia dizer que meus pais tambem usavam esse termo quando haviam problemas na vizinhanca..rsrsrrs...Issso nao podia, se nao era mais uma PORRADA na cara..Eu apanhava por tudo que era motivo...até sem motivo rsrsrrs..Meu falecido pai, Sr. Martinho Rodrigues de Lima, esse era o nome do papai...nunca levantou a mao pra mim e nem pro meu irmao, a perigosa sempre foi minha mae...Sempre que mamae nos pegava, seja com que fosse que estivesse o lado dela, papai vinha nos defender rsrsrsrs,..as vezez ele conseguia nos salvar de uma boa surra, e as vezes era tarde, a chicotada já tinha pegado nas pernas, ou nas costas, ou seja lá aonde for...aquele chicote sempre encontrava a minha pele...eu odiava aquele chicote...!!!..meu falecido irmao Martinez nem se fala, coitadinho....BOAH..!!!UFFFF...!!!

Esse pedaco de rua era uma beleza..!!...poucos carros e só tinha esse casarao na rua..era bem comprido...Era de esquina e ia até mais do que a metade dessa rua...o resto da calcada era uma outra familia riquissima que vivia atraz de uma murao e ninguem nunca viu criancas naquele terreno...O murao nao deixava, e o portao era quase no fim da rua e nós criancas nunca butucava o olho para ver o que se passava naquele terreno...Em frente ao nosso casarao familiar, tambem morava uma familia que era totalmente isolada de contatos com o nosso predio de 2 andares...Eram gente bem..gente de dinheiro, e os famosos muros dessas casa que eram super alto, nao permitia nem um olhar no terreno deles...Eu só via as vezes as criancas uniformizadas da escola entrarem e sairem...mais do que isso nao me lembro.

Adiante seguindo a parede do casarao, na muralha do visinho, me lembro que ali as vezes tinha milhoes de joaninhas andando na parede do muro...mais era muitas e muitas...Tudo andando e voando de lá pra cá....ai, a gente( eu, meu irmao, primo e os amiguinhos) pegava caixinhas de fósforos, colocava o máximo delas dentro e fazia na calcada, no buraco com a terra, e colocava elas dentro, e sempre que uma queria sair do buraco a gente nao deixava, e nos sempre gritava-mos como se fosse um coro musical...NAO...NAO..VOCE NAO VAI SAIR...!!!! e ali iam-se horas e horas brincando com as joaninhas de soldadinhos...Nós achavamos que uma tinha que ir atraz da outra que nem soldadinho do quartel...Meu pai era militar e minha visao era só soldado rsrsrrssr..ma era muito engracado, e as vezes fico pensando nesses momentos da minha vida, da minha infancia..rsrsrrs.

Esse casarao era do caralhoooooooooooooooo!!!...Ali tinha de tudo!...Gente fina, gente má,traficante, assasino, ladrao e corruptos...O Ivan, apelidado como MAGRELO, era o que nós mais gostavamos, ele era o unico que nós brincavamos, por isso quando ele aparecia na rua sempre tinha um que queria sentar no colo dele,ele sentava nos degraus que davam para a rua....Alias nesses degraus, foi que eu quebrei meu nariz...A dor foi tao grande que sinto até hoje...vinha toda feliz, pisei errado e, fui de cara no chao e quebrei o meu nariz...Passei semanas com a cara injessada, cheia de esparadrapo cubrindo meu rosto...Papai era da Marinha de Guerra e nos eramos assegurados e sempre tivemos os melhrores atendimentos, isso já era um alivio para mamae, pois os hospitais estaduais sao aquilo que se conhece até hoje..."HORRÍVEIS"..( hoje em dia sobre MARINHA mudou muita coisa)...mas, como estava dizendo, O MAGRELO é que cuidava muito das criancas ali na rua..Todas as maes ficavam satisfeitas ao ver MAGRELO do lado de fora, ai elas nao precisavam sempre chegar na janela e ver se estava tudo bem com seus filhos....Ele já tinha matado umas 7, 8 pessoas, mas ali ele estava, tranqüilo sem fazer nada na vida, profisao ASSASINO.

Beleza era no dia de S. JOAO....era o dia em que essa rua era colorida....aquelas coisas de festas de S. JOAO....as minhas pintinhas na cara nao podia faltar, hoje em dia tenho elas como PIGMENTACAO....rsrsrsr...nem lavando nao sai.!!!..Se eu quiser ir a festa de S.JOAO as pintinhas já estao prontas rsrsrsrrsrs.

Uma coisa nao esqueco nem a pau...Tem a ver com SEXO...

Eu já estava com 9 aninhos, mamae se preparando para finalmente se mudar para um outro bairro de S. Cristovao e para um predio de somente de trez andares, e em cada andar somente um apartamento...Na epoca os vizinhos virao que mamae estava mudando de classe social..estava saindo do MICHI-MACHI, e iria mora numa rua descente e Chick..rsrsrs...mas era mesmo!...entao..

Acontece que D. Nair tinha 3 filhos homens....o mais velho, Armando, era o mais safadinho deles..de vez em quando mostrava o piru na escuridao pras meninas....digo na escuridao, porque na entrada do casarao, quase sempre a luz estava estragada...A exibicao era rápida..naquela própria inocencia, ele tambem tinha medo de que alguma mae pegasse ele fazendo aquele gesto obsceno, e nós tambem tinhamos medo que as próprias nossas maes ,pegassem a gente derrepente olhando aquilo..aquele "PIRUZINHO" que podia causar infamias para todos.hahahaaha....Eu queria olhar, eu queria ver esse piru a toda forca, eu já sabia que os homens tinham um piru, mas ver, nunca tinha visto, nessa época os pais nao tomavam banho na nossa frente, era uma coisa horrivel se isso acontecesse.....E entao senti que a oportunidade apareceu na minha frente e procurava disfarcadamente encontrar Armando novamente exibindo seu pirulito, eu queria ver esse piru em paz e a toda forca...custa o que custar.!!! rsrsrsr..Sempre que escutava a voz do Armando do lado de fora, eu era a primeira a pedir para mamae se eu podia ir lá fora brincar...Acho que é instinto de uma puberdade precócia, ou?..Tudo é tao proibido..Tudo é tao feio..Tudo é escondido, ai mesmo que a crianca vai atras....

Um dia, ao comecar a anoitecer, Armando me convida para irmos somente até o final da nossa rua...nesse dia meus amiguinhos já estavam tudo vendo televisao, e aqueles que nao tinham estavam na casa do outro....Mamae sem perceber que nao tinha mais ninguem lá fora, me autorizo a ir brincar e assim pude aceitar o convite do Armando para irmos somente até o final da rua...na minha cabeca estava pensando...AI MEU DEUSsssssssssssss!!!...Sera que ele vai me mostrar no muro O TAL DO PIRÚ...desci os degraus escuros e vi que Armando virou para equerda, justamente aonde os MUROS ENORMES dos vizinhos um se olha para outro... eu estava bem nervozinha, mesmo com 9 aninhos...esse nervozinha era o medo de estar fazendo algo errado..medo de ser estrupada..(SAO OS AVISOS DOS NOSSOS PAIS)...medo sei lá de que....eu tinha certeza que Armando ia me mostrar aquele piru...tinha quase que certeza...Tinha CERTEZAAAAAAAAAAAAAA...!!!...mas queria confirmar se essa certeza vinha a tona, ai



AGORA CANSEI....continuo na proxima vez...Tudo tem que ser delhado como foi e agora cansei....cansei de verdade...

Depois eu volto...já sao 17:15min entende?....

Uma beijoca

Yagnez






















1 Kommentar:

  1. É isso aí Yagnez. Você tem mesmo talento pra comédia hahahahahahahaha

    Você escreve muito bem, suas histórias são muito bonitas, e o jeito de escrever também... Sabe, acho que dava até pra juntar todas e escrever um livro. Ia sair muito gozado e bonito! Já pensou no assunto? Eu tô falando sério, viu? Escreve aí, manda pra Pati e pra mim pra gente revisar, quem sabe alguém publica? Que chique!!!!!

    Beijos, saudades suas e do Jürgen!

    AntwortenLöschen