Sonntag, 2. August 2009

2.o8.09

Rua NILTON PRADO..no bairro de S. CRISTOVAO.....RIO DE JANEIRO

Vou falar para voces um pouquinho dessa rua...

Essa é a 2° moradia que eu me lembro entre 5 e 10 anos...Acho que eu tinha 9 aninhos quando fui morar nessa rua.

Ali o nivel era mais altinho..Digo nivel em sentido de que essa rua na época era de casas bonitas e predios somente de 3 andares e um apartamento em cada andar...LUXO SÓ!

Nao me recordo qual e porque essa mudanca tao rapida...

Derrepente estava dentro de um enorme apartamento, sala, 3 quartos, banheiro social, banheiro, quarto de empregada, varanda, uma enorme cozinha, uma outra area de servico...NOSSA! pensei eu.

Eu e meu irmao Martinez nos sentimos em um PALÁCIO...nós eramos criancas, e isso nos impressionou muitissimo... Meu irmao era 3 anos mais velho do que eu.

Mamae e papai ainda estavam juntos...Nessa idade ja´tinha percebido que os dois se atracavam, mas o porque fui sabendo mais ainda nesse apartamento.

Em cima morava uma divina familia..me lembro que se chamavam D. Wilma, seu Dario e 2 filhos ..no momento nao me lembro do nome das criancas...me lembro sim ,das feicoes deles, das gentilezas dessa vizinha, da elegancia que essa familia andava e a atencao que ela tinha com os vizinhos dela, que era somente a minha familia, e a vizinha do 1° andar.

A filha da vizinha do 1° andar se chamava YOLANDA...nao esqueco porque ela quando chamava a filha dela pela janela, tinha uma voz chata e melosa,mole quase parando, entao eu escutava sempre e o dia inteiro " YOOOOOALAAAANNNNDIiiiiiiiNHAAAA".
Era um sacoooooooooooooooooooooooooooooooo...!!!
E eu e meu irmao, imitava ela dentro do apê, no nosso quarto, claro escondido para mamae nao escutar, se nao lá vinha uma bofetada de arrencar meu dente, ou sair sangue dos meus labios, afinal de contas acho que nasci só pra escutar, falar nao podia...fui criada na "DITADURA"..se falar uma coisinha diferente, lá vem porradas, e ainda levava surras sem poder chorar alto, e sem gritar socorro hehehhhe...nao é mentira nao, meu coro sabe o que ele aguentou anos e anos..hehehehe

Talvez voce esteja admirado de o porque que nao falo do meu pai até agora, nao é?

MARTINHO RODRIGUES DE LIMA....


Esse era o nome dele.

Que nome lindo, poético, grande, posudo, nao é?


Nao...nao falo, nao. Nao tenho nada a falar desse pai, desse homem...

...EU O AMEI ARDENTEMENTE...

...FUI A-PAI-XO-NA-DA PELO MEU PAI..!!!....

...OR-GU-LHO-SA QUANDO ESTAVA AO LADO DO MEU PAI!!!

Meu pai nunca me bateu, nunca me chingou, nunca me chamou de feia, nunca me colocou de castigo....

Meu pai viajava muito, ele era da Marinha de guerra, entao quando estava em terra, vinha a noite pra casa e trazia um monte de alimento com ele...era kilos carne, biscoito, feijao, acucar , mas tudo em grandes quantidades...fome eu nunca passei... e as poucas horas que ele nos via, eu me lembro que eu nao saia do colo dele.

Eu era a "XODO" daquele homem..Papai era grandao, fortao de um metro e 87cm,ou talvez até noventa rsrrsrs..era grandrao, largo e de um corpo proporcional, pernas longas, forte, sorriso de discarado e perigoso ao mesmo tempo...tinha os olhos pequeninos, falava pouco e agia muito....me lembro que tinha uma coroazinha na cabeca...o cabelo faltava bem no centro da cabeca hahahhahah, era branco, como se classifica as mil racas que se tem nesse meu Brasil, assim estava e está na carteira de identidade, e nao esquecendo o detalhe do cabelo liso, o que me salvou um pouquinho ...me salvou no sentido de que eu nao precisava de usar ferro quente e nem uma tal de uma pasta pra alizar os cabelos....Via sempre o sofrimento da minha mae... sempre com feridas na cabeca, ou com a testa queimada por causa do ferro quente...entendia que o cabelo ficava liso igual ao do branco, mas nao sabia que assim as negras se sentiam melhor e mais elegante procurando ser atraves do cabelo liso e bem tratado, alguem reconhecida no meio da sociedade....o cabelo da negra estando bem tratado voce já era recebido com outro sorriso...INCRÍVEL, ma sera assim...e acho que é até hoje..." O pico da nêga tem que estar legal, se nao é FACHINEIRA, ou como a gente diz cabecinha de D. Maria. Já era uma descriminacao total, mas eu nao sabia..(papo para mais tarde).. hehehehe...

Mas é por isso que nao falo do meu pai...Nao tenho nada pra falar dele, mas para elogia-lo tenho muito...Era apenas um sonho de pai...
MA-RA-VI-LHO-SO...!!! é o que tenho a falar dele...MA-RA-VI-LHO-SO!

Pessoal, agora é que notei que estou horas e horas aqui sentada, lendo, relendo, pensando, escrevendo, apagando, remendando, contando, lembrando e agora nao quero mais escrever rsrrsrs..

.Eu vou ver televisao, se quiser vim ver comigo apareca aqui na minha gaiola, sejas bem vindo!!!

Tenho certeza que continuarei essa historia da rua NILTON PRADO uma outra hora, um outro dia.

Boa noite!














Keine Kommentare:

Kommentar veröffentlichen